top of page
Pampack Embalagens

Cientistas descobrem como transformar plásticos em sabões e detergentes


Imagem: Canva

Pesquisadores da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de transformar certos plásticos em sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos, o que pode representar uma solução inovadora para o problema da poluição por plástico.


Após cinco anos de estudos, a equipe liderada pelo professor Greg Liu, do Departamento de Química do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, divulgou os resultados na revista científica Nature Sustainability, conforme informou a agência de notícias "Europa Press".


De forma simplificada, o processo desenvolvido por Liu envolve duas etapas. A primeira consiste na termólise, uma técnica que utiliza calor para decompor o plástico. A equipe colocou o plástico em um reator, aquecendo-o entre 340 e 400 graus Celsius. Isso fez com que o material se decomponesse em compostos químicos, resultando em uma mistura de petróleo, gás e resíduos sólidos mínimos.


O gás gerado pode ser utilizado como combustível, enquanto o petróleo obtido teve sua química alterada, resultando em moléculas que podem ser transformadas em sabões, detergentes, lubrificantes e outros produtos.


De acordo com os cientistas, o processo levou menos de um dia para ser concluído e gerou quase zero emissões de poluição atmosférica, o que oferece uma possível solução para a crise global de poluição por plástico.


No entanto, Liu destaca que a próxima fase do projeto pode ser a mais desafiadora: ampliar o sistema e torná-lo viável economicamente. O pesquisador está em busca de apoio para testar um modelo de negócio e, para isso, precisa de investimentos para construir um reator que funcione de forma contínua, seja no seu laboratório ou em uma empresa privada, para acelerar o processo.


O cientista afirma que pretende “reduzir ainda mais os riscos do processo”, para que as empresas possam reconhecer seu valor e adotá-lo de forma ampla.



Fonte: O Jornal de Notícias

5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page