top of page
Pampack Embalagens

Cientistas desenvolvem plástico biodegradável feito a partir de óleo de cozinha usado


Imagem: Canva

Uma colaboração entre a Universidade Eslovaca de Tecnologia em Bratislava (Slovak University of Technology in Bratislava) e o estúdio de design Crafting Plastics resultou na criação de um material sustentável e resistente, fabricado a partir de óleo de cozinha usado, amido de milho e açúcar.


A combinação dos ingredientes segue uma fórmula patenteada, permitindo que o bioplástico seja moldado por injeção, impresso em 3D e moldado por sopro, assim como os plásticos convencionais.


Batizado de Nuatan, o novo elemento de base biológica é biodegradável e biocompatível, sendo uma alternativa promissora para promover novos níveis de sustentabilidade na produção dos materiais.


Ele se degrada completamente quando exposto a água, CO2 ou biomassa e, em composteiras industriais, pode se decompor em até 90 dias sem risco de contaminação ambiental – inclusive podendo ser consumido por peixes sem causar danos.


Além de sua sustentabilidade, o Nuatan se destaca pela durabilidade, com vida útil de até 15 anos e capacidade de resistir a temperaturas superiores a 100 graus Celsius. O estúdio Crafting Plastics agora busca a certificação de segurança alimentar para o material, o que ampliaria seu uso para a fabricação de embalagens de alimentos e bebidas, consolidando o bioplástico como uma opção viável e ecológica em diversos setores.


Na Pampack, acreditamos que o futuro depende de ações concretas para reduzir o impacto ambiental. Por isso, apoiamos iniciativas que estabeleçam novos patamares de sustentabilidade, como o desenvolvimento de materiais biodegradáveis e o uso de tecnologias que respeitem o meio ambiente. Oferecemos não apenas embalagens reutilizáveis e 100% recicláveis, mas também opções biodegradáveis que ajudam a minimizar os impactos no planeta e promover um ciclo de consumo mais consciente.



Fonte: Autossustentável

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page