top of page
Pampack Embalagens

Como criar uma árvore de Natal sustentável?


Imagem: Canva

A decoração natalina, com suas cores verde, vermelho e dourado, marca os últimos meses do ano e está presente em casas, restaurantes, locais de trabalho e shoppings. Porém, por mais que a árvore de Natal seja um símbolo bonito dessa época, o descarte frequente pode causar impactos ambientais. Felizmente, existem alternativas sustentáveis, como o uso de materiais reciclados ou biodegradáveis.


De acordo com Ana Carolina Carvalho Figueiredo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera, as árvores artificiais são compostas principalmente por PVC, um tipo de plástico derivado de combustíveis fósseis, cuja produção tem uma alta pegada de carbono. Além disso, esse material pode levar mais de 200 anos para se decompor quando descartado. No entanto, ela destaca que a utilização de uma árvore por mais tempo, entre 10 e 20 anos, pode reduzir consideravelmente esse impacto.


Para Pérola Felipette, professora de Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o principal problema está no descarte anual dessas árvores, geralmente motivado por novos modelos ou pela baixa durabilidade do material.


Por isso, criar árvores de Natal com materiais naturais é uma alternativa que pode reduzir significativamente os impactos ao meio ambiente. A seguir, algumas ideias para tornar o Natal mais sustentável.


Enfeites sustentáveis


Caso já tenha uma árvore de Natal artificial em bom estado, não é necessário descartá-la. Em vez disso, a base da árvore pode ser reutilizada para criar enfeites sustentáveis, que se decomporão rapidamente caso não sejam reutilizados nos próximos anos.


Uma opção é utilizar elementos naturais, como pinhas, galhos secos e frutas desidratadas. As pinhas podem ser decoradas com pigmentos ecológicos, enquanto os galhos secos podem ser coletados ou comprados e transformados em arranjos. A arquiteta Rose Chaves sugere que frutas desidratadas, como laranjas, limões e maçãs, além de serem visualmente atraentes, também perfumam o ambiente. As cascas de frutas cítricas podem ser moldadas em formas como estrelas ou corações, dando um toque rústico e único.


Material que já se tem em casa, como papéis, tecidos e barbantes, também pode ser usado para criar enfeites de diferentes formatos. Ana Carolina ressalta que a melhor alternativa sempre será aproveitar os materiais disponíveis, o que torna a opção mais sustentável.


Árvores feitas de materiais sustentáveis


Madeira: Galhos, paletes de madeira reaproveitados ou bambu são ótimas opções para criar árvores de Natal. As madeiras podem ser empilhadas em galhos ou os paletes podem ser fixados na parede. As árvores podem ter um estilo minimalista, com ou sem enfeites, utilizando luzes e elementos naturais ou itens que já se tem em casa. Rose Chaves explica que é possível montar árvores com estruturas simples, que muitas vezes podem ser desmontadas e reutilizadas, e ainda personalizar o design para criar um estilo único.


Papelão: Usando papelão, papéis, cartolina ou até mesmo restos de revistas e jornais, é possível criar modelos de árvores para pendurar na parede ou fazer dobraduras. Rose sugere que esses modelos podem ser decorados com tintas ecológicas ou recortes de revistas antigas, promovendo um reaproveitamento criativo.


Livros: Também é possível transformar objetos que retornam à sua função inicial em árvores de Natal, como livros e garrafas de vidro.


Decorando plantas vivas


Uma alternativa interessante é decorar pinheiros ainda plantados ou outras plantas, como ficus, samambaias ou suculentas, que já estão no jardim ou em casa. Nessa opção, é importante proteger as plantas, evitando enfeites pesados e o uso de grampos, que podem prejudicar os galhos. Ana Carolina sugere o uso de luzes solares para reduzir o consumo de energia elétrica. Ela também recomenda enfeites biodegradáveis, como fitas de papel reciclado, guirlandas de pipoca ou frutas secas decorativas.



Fonte: Revista Casa & Jardim

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page