top of page

Como ter uma Black Friday consciente em 2023?

A Black Friday de 2023 está chegando, e é hora de transformar essa data de promoções em uma experiência de consumo consciente. Essa nova tradição costuma movimentar o comércio, mas a pergunta que fica é: como tornar a Black Friday consciente?


Imagem: Freepik

O que é a Black Friday?


A Black Friday originou-se nos Estados Unidos nos anos 1990, visando impulsionar as vendas e incrementar o faturamento dos lojistas com descontos de até 80%. Realizada na última sexta-feira de novembro, coincide com o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. O sucesso nos EUA expandiu a Black Friday para outros países, chegando ao Brasil em 2010.


Contudo, o que antes era uma estratégia para superar crises tornou-se, muitas vezes, uma oportunidade para escoar estoques e lucrar com produtos de qualidade duvidosa. Diante desse cenário, surgiram movimentos de diversas empresas eco-friendly visando promover uma Black Friday consciente, também chamada de Green Friday.


O que é Consumo Consciente?


Antes de saber como praticar o consumo consciente na Black Friday, é essencial entender o conceito. O consumo consciente envolve escolhas de compra que consideram os impactos ambientais, econômicos e sociais. É uma abordagem que visa colocar mais intenção nas escolhas, evitando adquirir o que não é realmente necessário.


Além de uma relação mais consciente com as compras, o consumo consciente implica escolhas sustentáveis para o planeta e a sociedade, como produtos biodegradáveis, com menores emissões de carbono, materiais recicláveis, veganos, cruelty-free e orgânicos.


Como ter uma Black Friday consciente?


Existem práticas de consumo que contribuem para uma Black Friday consciente. A organização prévia é crucial: faça uma lista, pesquise marcas responsáveis, confira preços normais e defina um orçamento máximo.


Apoiar empresas ecofriendly é uma recomendação aliada ao consumo consciente. Valorize marcas ecologicamente responsáveis, verificando seus posicionamentos e certificações de sustentabilidade.


Optar por marcas brasileiras é uma forma de estimular a economia local, ajudar o meio ambiente e reduzir as emissões de CO2. Lembre-se de que marcas locais podem praticar preços justos, mesmo com descontos menores.


Além da atenção à marca, reflita sobre a opção por produtos ecológicos, como biodegradáveis, recicláveis, veganos, cruelty-free e orgânicos.


Ao fazer suas compras na Black Friday, faça-se duas perguntas: "Eu realmente preciso disso?" e "Como esse produto impacta a sociedade e o meio ambiente?". Com escolhas conscientes, sua experiência de compra será não somente mais prazerosa, mas amiga do meio ambiente.



Fonte: Assessoria Pampack com informações de Linus

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page