top of page

Confira algumas dicas sobre como alcançar a sustentabilidade no seu negócio

Em uma era de crescente preocupação ambiental, a gestão eficaz de resíduos sólidos torna-se crucial para empresas de todos os portes. Segundo dados da Associação Brasileira De Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) atingiu 81,8 milhões em 2022, representando uma redução significativa de 852,7 mil toneladas em comparação a 2021.


A inadequada administração desses resíduos pode resultar em multas e até mesmo na paralisação da produção, adicionando uma camada extra de preocupação para os gestores.


Ir além da simples separação adequada do lixo é essencial. Práticas sustentáveis não só contribuem para a preservação ambiental, abrangendo diversos aspectos do cotidiano empresarial, mas também representam um desafio. Mas, afinal, como realizar esse feito?



Imagem: Canva

Susi Uhren, geógrafa, especialista em Gestão Ambiental e fundadora da Singular Ambiental, destaca cinco ações fundamentais para empresas e startups que desejam promover à sustentabilidade:


1° – Comprometimento da alta direção com a Sustentabilidade Ambiental Corporativa:


“Em primeiro lugar é preciso que os dirigentes da empresa reconheçam e aceitem essa necessidade, além de entenderem que todo tipo de negócio pode e deve ser sustentável ambientalmente. Projetos ambientais com o intuito de tornar a empresa sustentável só se tornarão realidade se tiverem o comprometimento da alta direção da empresa.”


2°- Diagnóstico inicial para determinar os aspectos e impactos ambientais da atividade:


“As atividades empresariais produzem muitos impactos ambientais negativos e, tais impactos precisam ser administrados de modo que sejam suprimidos ou amenizados ao máximo. Sem esse controle, a natureza e nós próprios estaremos sujeitos à degradação com resultados que talvez nem consigamos mensurar.”


3° – Desenvolvimento de projetos ambientais com o intuito de mitigar impactos ambientais negativos:


“Planos e projetos sustentáveis devem ser delineados com o objetivo de alcançar a Sustentabilidade Ambiental Corporativa.”


4° – Conscientização ambiental dos colaboradores:


“Projetos ou atuações empresariais que intencionam ser sustentáveis ambientalmente precisam, necessariamente, adequar suas ações e atividades para compor os três fatores que fundamentam a sustentabilidade ambiental: econômico, social, ambiental. A falta de quaisquer um deles ou a ausência de programas de conscientização impactam negativamente a implantação dos projetos.”


5° – Comunicação dos objetivos e metas ambientais para os públicos internos e externos da organização:


“Empresas sustentáveis ambientalmente são saudáveis e têm um papel fundamental em transmitir e incutir aos seus públicos, internos e externos, que existe a possibilidade de crescimento econômico sem degradação ambiental, bastando para isso que as empresas assumam suas responsabilidades para com o meio ambiente.”


“O meio ambiente nos dá a oportunidade de avançar com expectativas positivas para o futuro”, afirma Susi Uhren.


A geógrafa também destaca que o meio ambiente oferece oportunidades para avançarmos com expectativas positivas para o futuro. Com mais de 25 anos de experiência no mercado de resíduos, ela fundou a Singular Ambiental para desenvolver técnicas ecoconscientes para empresas, oferecendo soluções práticas para aquelas que buscam um futuro mais consciente.


A adaptação ao movimento deve começar a nível individual. No dia a dia, desde o correto descarte de resíduos contaminados até a substituição de maquinários poluentes por tecnologias sem impacto ambiental, pequenas ações somam-se para promover a sustentabilidade.



Fonte: Assessoria Pampack Embalagens com informações de Interd

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page