Floresta flutuante chama a atenção para a ecologia das cidades

A ecologia urbana é um passo fundamental no combate aos efeitos das alterações climáticas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, as cidades precisam ser mais verdes: uma floresta urbana pode servir como oportunidade para melhorar a saúde do meio ambiente e restaurar a biodiversidade, deixando um legado para as gerações futuras.


Foto: Daniela Di Corleto

A instalação com o nome Timberland, cuja missão é inspirar e equipar uma nova geração para fazer o mundo avançar, é uma consequência direta do importante papel que a natureza desempenha, enfatizando a visão da marca para um futuro mais verde e equitativo, juntamente com o conceito de circularidade, onde nada é desperdiçado. O projeto, parte da Tortona Design Week, visa enfatizar o compromisso da marca em ser uma força para o bem social e ambiental, não apenas promovendo o reflorestamento das áreas urbanas, mas também destacando o que há de mais recente em produtos eco inovadores.


Esta é uma instalação significativa e marcante criada nas águas do Darsena em Milão, um elemento importante na paisagem urbana, projetada por Stefano Boeri Interiors. O estúdio multidisciplinar foi fundado pelos arquitetos Stefano Boeri e Giorgio Donà que atua e desenvolve projetos e pesquisas na área de arquitetura de interiores, design de exposições e design de produto.


O objetivo da "Floresta Flutuante" não é apenas transmitir novas formas de responsabilidade ambiental e novas formas de ocupar e transformar os espaços urbanizados, mas oferecer um lugar de intersecção e reconciliação entre a esfera natural e o ser humano. Um espaço de sociabilidade onde a distância que o indivíduo coloca entre si e o mundo natural ganha novas formas e tamanhos.


A floresta foi estudada conceitual e fisicamente como um ecossistema independente, onde 610 plantas e 30 espécies multiplicam a biodiversidade e ativam benefícios ambientais relacionados à arborização urbana, em conexão com outros espaços verdes em Milão.


A floresta oferece não apenas um ambiente onde é possível redescobrir a importância da biodiversidade e os benefícios da natureza, mas também uma experiência totalmente imersiva, tanto física quanto virtual, que através do aroma das flores e das qualidades táteis das espécies escolhidas, envolve todos os sentidos.


Uma variedade de árvores está presente, além de arbustos como Aronia Berry, Hydrangea, Mahonia e Pittosporum, e gramíneas perenes como Stipa, Eulália, Anêmona, Daylily, Purple Verbena e Pampa.


O percurso pela instalação tem quatro pontos fundamentais relacionados a diferentes sentidos e leva os visitantes a interagir com as mais recentes inovações de produtos ecológicos e os valores da marca. Os elementos sensoriais são reunidos por meio de uma experiência digital no local, e a experiência também está disponível online para quem não pode comparecer ao evento Fuorisalone.


A primeira área de interesse está associada ao Timberloop Take Back Program, que incentiva os consumidores a devolverem seus Timberland® usados em uma loja selecionada ou por meio de uma conveniente opção pré-paga de envio desde casa. Os produtos devolvidos são reparados/recondicionados para revenda ou desmontados – com algumas peças sendo reutilizadas e o restante reciclado.


A segunda área é dedicada ao GreenStride, uma das mais recentes tecnologias que a Timberland lançou. As solas GreenStride™ são feitas com uma combinação de 75% de cana-de-açúcar renovável e borracha de árvores, tornando-as naturalmente leves e confortáveis.


A terceira sala Hear & Breathe apresenta mais explicações sobre o impacto positivo que a natureza tem na cidade de Milão e em nossas vidas, como o conceito da floresta como um ecossistema independente e seu papel na absorção de CO2.


Por fim, os visitantes podem descobrir a visão da Timberland para um futuro mais verde – em que seja possível gerar um impacto líquido positivo na natureza. Os visitantes podem se envolver criando conteúdo de mídia social e deixando uma marca positiva.


Fonte: ArchDaily

6 visualizações0 comentário