Pesquisa aponta que telhados verdes servem como barreira para capturar microplásticos
- Pampack Embalagens
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

Pesquisadores da Universidade Tongji, em parceria com a Academia de Arquitetura Paisagística e Planejamento de Xangai, descobriram que telhados verdes têm potencial para reduzir a presença de microplásticos no ambiente urbano. O estudo foi publicado na revista Communications Earth & Environment.
A equipe desenvolveu um modelo experimental de telhado com plantas comuns na cidade de Xangai, aplicando uma camada de solo fresco e simulando a presença de microplásticos no ar. Após reproduzirem chuvas em laboratório, os cientistas analisaram a quantidade de partículas retidas pelas plantas e pelo solo.
Os resultados mostraram que o sistema de telhado verde conseguiu reter cerca de 97,5% dos microplásticos presentes na água da chuva. A maior parte da retenção ocorreu no solo, especialmente no caso de partículas fragmentadas. As folhas das plantas também contribuíram, mas de forma menos significativa. A eficiência aumentou conforme a intensidade da chuva simulada.
Além de benefícios já conhecidos, como conforto térmico e melhora da qualidade do ar, os telhados verdes agora se mostram eficazes também na retenção de microplásticos. Segundo dados da Administração de Ecologização de Xangai, a cidade já possui mais de 3,5 milhões de metros quadrados de telhados verdes. Com base nos resultados da pesquisa, estima-se que seria possível capturar até 56,2 toneladas de microplásticos por ano, caso todas as coberturas da cidade adotassem vegetação.
Mesmo com variações naturais entre os ambientes urbanos, o estudo reforça o papel dos telhados verdes como solução acessível e eficiente para reduzir a poluição atmosférica, contribuindo para cidades mais equilibradas e sustentáveis.
Com a sustentabilidade em sua essência, a Pampack acredita em soluções que cuidam do presente e respeitam o futuro. Esse compromisso se reflete em nossas embalagens, que são 100% recicláveis, reutilizáveis e contam com opções biodegradáveis.
Conheça nossa linha de embalagens clicando aqui.
Fonte: Ciclo Vivo
Comentarios