top of page

Seis dicas para gerar menos impacto ambiental nas festas de fim de ano


Imagem: Pexels

As festas de fim de ano muitas vezes são marcadas por um consumo exagerado, mas não é preciso que seja assim. Com a população mundial atingindo a marca de oito bilhões de pessoas, torna-se crucial repensar os padrões de consumo, especialmente durante os períodos festivos.


Para contribuir com celebrações mais sustentáveis para o planeta, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) destacou seis ações que podemos adotar individualmente, beneficiando a todos que compartilham o planeta Terra.


Em primeiro lugar, optar por presentes sustentáveis é uma escolha crucial. Escolher itens de brechós ou lojas de segunda mão, como livros, roupas e móveis antigos, pode ser uma alternativa consciente. Participar de grupos de trocas de objetos em redes sociais também é uma prática que contribui para um consumo mais responsável. Além disso, presentes de experiência, alimentos feitos em casa ou serviços de apoio não só reduzem o impacto ambiental, mas também constroem lembranças mais significativas.


Como todos sabemos, haverão oportunidades em que o presente novo é indispensável, e, nesses casos, o ideal é verificar se as lojas respeitam o meio ambiente, desde sua produção até as embalagens.


Ao prestigiar os comerciantes locais, estamos apoiando a economia da nossa própria comunidade. Optar por produtos de artesãos locais, comprar livros de autores da região e escolher itens com etiqueta de comércio justo são maneiras de garantir que nossas escolhas de consumo beneficiem não apenas o meio ambiente, mas também nossos vizinhos.


Quando comprar de outras regiões, compre online, reduzindo deslocamentos, priorizando o digital e verificando se as embalagens de e-commerce são de indústrias responsáveis com o meio ambiente.


Evitar o uso de purpurina, enfeites e decoração de plástico não reciclável também é crucial para evitar a poluição dos oceanos e do meio ambiente.


Reduzir o desperdício de papel de presente é uma prática simples, mas impactante. Optar por embalagens reutilizáveis, como papéis antigos de jornal, mapas, cachecóis ou bolsas, é uma alternativa mais sustentável. Além disso, escolher cartões de Natal recicláveis ou enviar cartões virtuais pela internet contribui para a redução do desperdício.


Optar por lojas que utilizam embalagens plásticas recicláveis e biodegradáveis. As embalagens da Pampack são recicláveis e a empresa apoia e incentiva o descarte correto para a reciclagem e a reutilização do plástico. Além disso, a empresa conta com a tecnologia d2w, que permite a produção de sacolas plásticas personalizadas biodegradáveis, mantendo o destaque das marcas e a conservação dos produtos dos lojistas ao mesmo tempo em que protege-se o meio ambiente.


Finalmente, não alimentar o desperdício durante as celebrações é essencial. Incentivar os convidados a trazerem recipientes para levar sobras para casa, evitar o uso de talheres e pratos de plástico, comprar alimentos conscientemente e considerar doar excessos para quem precisa são práticas que contribuem para a redução do desperdício.


Cada pequena ação individual pode fazer a diferença, transformando nossas festas de fim de ano em celebrações mais ecológicas e conscientes.



Fonte: ONU e Assessoria Pampack

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page