top of page

Sobras de tecido são usadas na produção de tijolos decorativos

Preocupada com a grande quantidade de resíduos gerada pela indústria têxtil e o impacto ambiental da construção civil, com grande extração de recursos naturais e desperdício, a arquiteta francesa Clarisse Merlet encontrou uma solução inovadora: a fabricação de tijolos decorativos e isolantes com restos de tecidos. E foi assim que Clarisse fundou a FabBRICK.



O componente básico dos tijolos produzidos pela empresa é a roupa rasgada, comprada pré-moída de um fornecedor na Normandia. Cada tijolo usa o equivalente a duas a três camisetas de material e, qualquer tipo de tecido pode ser usado. Os resíduos são misturados com uma cola ecológica, também desenvolvida por Clarisse, e prensados ​​em um molde de tijolo.


Este molde usa compressão mecânica para formar os tijolos, portanto, não requer energia além da necessária para pressioná-lo para baixo. Os tijolos molhados são removidos do molde e colocados para secar por duas semanas antes de usar.



Os tijolos não podem ser usados na construção de paredes ou partes estruturais, mas podem ser aproveitados para decoração e construção de compartimentos e divisórias internas, sendo aproveitados em várias lojas.


São resistentes ao fogo e à umidade e um excelente isolante térmico e acústico. As peças podem ter 4 tamanhos diferentes e também já foram aproveitadas em luminárias, mesas, bancos e muito mais.


Desde a criação, no final de 2018, a FabBRICK já desenhou mais de 40.000 tijolos que representam 12 toneladas de têxteis reciclados.


De acordo com Clarisse, é possível usar máscaras cirúrgicas retalhadas para a fabricação de tijolos, ajudando a dar um destino mais sustentável à imensa quantidade deste material que está sendo gerada desde o início da pandemia. “Ainda não sabemos como vamos vendê-lo, porque ainda tem que passar por uma série de testes de laboratório, principalmente testes de incêndio, mas a ideia é construir alguns móveis pequenos e ver como eles trabalhos”, explica a empreendedora.


Clarisse e sua equipe estão trabalhando para desenvolver tijolos de tecido que possam também ser usados em partes estruturais da construção civil.


Fonte: Ciclo Vivo

Fotos: FabBRICK

37 visualizações0 comentário
bottom of page