top of page

Viva Magenta é a Cor do Ano 2023 da Pantone

Viva Magenta 18-1750 é a Cor do Ano da Pantone para 2023. Enraizada na natureza, a cor descende da família dos tons vermelhos, vibrando com força e energia e expressando um novo vigor.


De acordo com a marca, Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

Foto: Pantone

Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, a cor é inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais mais preciosos, fortes e brilhantes do mundo.


“Enraizado no que é primordial, Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, explicou Eiseman.


Quem decide a Cor do Ano Pantone?

Para chegar à conclusão da escolha a cada ano, um time global de experts em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Isto pode incluir pesquisar a indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte que viajam pelo mundo e novos artistas, a moda e todas as áreas do design, destinos aspiracionais e viagens, novos lifestyles, playstyles ou escapadas prazerosas, assim como boas condições socioeconômicas.


Influências também podem transpirar através das novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na questão da cor, plataformas de mídias sociais relevantes e eventos esportivos por vir que capturem a atenção do mundo inteiro.


Como é feita a escolha da Cor do Ano Pantone?

Qualquer coisa e todas as coisas que acontecem em nossa cultura durante o ano todo podem influenciar as nossas escolhas da Cor do Ano Pantone para o ano que vem, sendo o resultado de uma nova fonte a cada ano, trabalhamos a partir de um peso diferente a cada ano, dependendo daquilo que estiver acontecendo em nossa cultura naquele momento.


A escolha da Cor do Ano Pantone é um processo meticuloso que envolve ponderação e cuidadosa análise de tendências. A cor escolhida é aquela que atinge o nível mais alto de uma cor no nível macro como tendência, conforme a pesquisa é conduzida ao longo do ano, seja em estudos de tendências ou pesquisas do time global envolvido com o Pantone Color Institute, que informa a decisão da cor, assim como decidem as cores que são incluídas em nossos produtos de antecipação de tendências.


O nome da cor também precisa ajudar no contexto do story. Nomes conjuram imediatamente uma imagem e um sentimento. Leatrice Eiseman esclarece que a marca quer ter a certeza de que o nome da Cor do Ano Pantone reverbere facilmente e intuitivamente, trazendo de fato a mensagem que estamos apresentando.


O aspecto emocional da cor também é um fator muito importante em nossas decisões sobre cores. Para a Pantone, é fundamental que a cor escolhida reflita aquilo que está acontecendo em nossa cultura global, num momento específico do tempo. Com a cor e o contexto tão intrinsicamente unidos, realmente teremos razões para perceber uma família de cores ou uma cor individual vir à frente quando isto de fato acontece. Na maior parte do tempo a popularidade de uma cor é simbólica da época em que vivemos. Então como sabemos que cada ano é único, olhamos para cada ano de forma separada e assim é possível voltar ao passado e perceber onde estivemos desde que começou o programa, em 1999.


Fonte: Pantone

10 visualizações0 comentário
bottom of page