top of page

Arte e artesanato em plástico contribuem para o equilíbrio mental

O plástico como material de artesanato pode ajudar, e muito, na saúde mental das pessoas em isolamento social e cada vez com mais sintomas de ansiedade e depressão, devido à pandemia de COVID-19


A pandemia colocou em jogo a saúde de toda população mundial. E, além disso, um dos grandes impactos causados pelo isolamento é sobre nossa saúde mental. Pessoas com alguma pré-disposição para depressão ou distúrbios de ansiedade se viram reféns de um vírus devastador, que além de assolar a população por seu perigo, colocou o mundo todo em isolamento social.


Quando pensamos em soluções para essas sensações e sentimentos, pensamos em algo complicado, entretanto, existem alternativas que podem estar, literalmente, em nossas mãos. Aliás, não é novidade que a humanidade utiliza a arte para externar seus sentimentos, ideias e conceitos.


A terapia artesanal é uma atividade que estimula e pode influenciar positivamente na vida de todos. Essa atividade é capaz de auxiliar nos processos de criatividade, controle emocional e mental, concentração, coordenação motora, raciocínio, autoestima e realização pessoal.


Outro benefício, que também serve como recurso terapêutico, é a melhora na convivência social, pois os encontros, mesmo que virtuais, permitem a conexão e a troca de experiência entre os colegas, resultando em sensação de bem-estar de forma. E também mais desenvolvimento do autoconhecimento, pela conexão interna que a arte proporciona.


Para a Psicóloga clínica, especialista em História da Arte e pós-graduanda em Psicologia Analítica, Camila D'Orazio, é inegável que a arte é um agente transformador na saúde mental das pessoas. Segundo Camila, “muitas vezes as atividades que envolvem a arte são formas de expressão de conteúdos inconscientes que não necessariamente conseguimos colocar em palavras, mas que, através da arte, é possível materializar e trabalhar essas questões que são difíceis de lidar”. Camila ainda acredita que a arte ajuda a organizar o mundo interno do indivíduo, trazendo-o para o momento presente, tentando tirar o foco dos pensamentos acelerados.


Comprovado por diversas pesquisas, tarefas manuais ajudam a combater diversas doenças, inclusive as degenerativas leves. Como qualquer musculo, o cérebro também precisa de estímulos e praticar esses exercícios auxiliam na preservação da memória, além de ativar várias partes do cérebro, sobretudo porque há terminações nervosas localizadas na ponta dos dedos.


As atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo são as mais indicadas para preservar o cérebro. Recentemente a Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa e concluiu que os idosos que realizam tarefas manuais são os menos propensos a desenvolverem demência. Entre as atividades, foram listados: prática de instrumentos musicais, realizar corte e costura, pintura e artesanato.


O PLÁSTICO COMO MATERIAL DE ARTESANATO


Os materiais plásticos são ótimos para criar uma infinidade de objetos úteis e utilizar o plástico como matéria-prima para fazer artesanato é uma boa oportunidade de reaproveitamento de objetos. Além da excelente alternativa para quem busca saúde mental, esse hobby pode até produzir renda extra, tornando isso sua atividade principal.


O artesanato sustentável costuma ser ainda mais vantajoso porque não exige a compra de materiais caros. Grande parte dos itens usados são garrafas PET, caixas e potes de alimentos, tampas plásticas, etc. Assim, pode-se criar vários objetos interessantes, como vasos para plantas, organizadores de armários e mesas, cortinas feitas com plástico, entre muitas outras peças.


Algumas ideias que você pode praticar:


PUFF PARA SUA SALA


• Para fazer este lindo puff, você precisa de:

• Aproximadamente 40 garrafas PET do mesmo tamanho.

• Papelão para fazer a estrutura

• Espuma

• Tecido da sua preferência

• Linha e agulha para costurar




Junte-as em formato de círculo, envolvendo-as em uma estrutura de papelão e depois recubra com espuma. Feita a estrutura, basta envolver e costurar com o tecido de sua preferência.










HORTA VERTICAL


Outra opção muito útil para quem mora em espaço pequeno, é o reuso de garrafas PET para a criação de uma horta vertical, que pode ser feita de várias maneiras: utilizando metade da garrafa ou ela inteira. Você precisa apenas de uma estrutura de metal ou bancada para fixar/pendurar seus novos vasos:





E aí, qual dessas dicas você vai colocar em prática? São exemplos simples que mostram que não precisamos gastar muito para possuir itens bonitos e funcionais em casa.


Se você tem objetos que estava pensando em descartar, solte a imaginação e transforme-os em peças úteis. Contribua com a natureza, inspire-se, crie, reuse e recicle!


Fonte: Plástico Transforma

Fotos: Plástico Transforma





50 visualizações0 comentário
bottom of page