top of page

Como praticar o consumo consciente e gerar impacto positivo?

O consumo consciente é baseado no entendimento de que todas as nossas escolhas de consumo impactam nossas vidas, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Consumir de forma consciente significa consumir melhor.


É importante perceber que essa prática é valiosa não apenas para economizar dinheiro, o ponto principal é tomar decisões racionais e adotar hábitos que beneficiam a todos.


O primeiro passo para entender o consumo consciente é saber o que estamos consumindo. Precisamos entender que todo ato de consumo tem consequências, tanto positivas quanto negativas. Por isso, devemos evitar o desperdício ao fazer compras em excesso e buscar escolhas mais ponderadas e sustentáveis.


Ao tomar decisões racionais em todas as etapas do consumo, podemos minimizar o impacto ambiental, sendo o consumo consciente parte importante da construção de uma economia circular sustentável.


Consumo consciente na prática


Quer começar a praticar o consumo consciente, seja em casa ou no trabalho? Confira algumas atitudes simples que podemos adotar no dia a dia, a fim de minimizar o impacto ambiental:

Foto: Freepik
Planeje suas compras de forma consciente:

Antes de sair para fazer compras, planeje o que você realmente precisa e evite compras por impulso. Se perguntar sobre o que você está comprando também pode ajudar: Eu preciso mesmo deste item?


Opte por produtos sustentáveis:

Escolha produtos feitos com materiais recicláveis e que tenham um processo de fabricação

consciente.


Escolha marcas responsáveis:

Escolha marcas que sejam responsáveis com o meio ambiente e que tenham políticas de responsabilidade social e ambiental.


Evite o desperdício de alimentos:

Compre apenas o que você precisa e armazene corretamente os alimentos para evitar o desperdício.


Reduza a produção de resíduos:

Quanto mais lixo é produzido, mais resíduos precisam ter destino e com o descarte incorreto, isso pode contaminar o solo e as águas subterrâneas.


Promova o descarte seletivo:

Além de separar o resíduo reciclável do orgânico e ajudar a preservar o meio ambiente, converse com sua família e amigos sobre o tema e incentive a separação de resíduos.


Fonte: Movimento Plástico Transforma

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page