Empresa produz móveis infantis a partir da reciclagem de brinquedos

Foram anos de pesquisa, estudando a melhor maneira de reciclar brinquedos de plástico, até que os designers Joris Vanbriel e Vanessa Yuan criaram a ecoBirdy, uma fábrica de móveis sustentáveis para crianças.


O conceito é baseado na economia circular, sendo que peças são 100% feitas de resíduos plásticos reciclados e que podem ser facilmente recicladas novamente. A empresa da Bélgica criou um sistema completo, desde a recolha e reciclagem de brinquedos de plástico antigos e não utilizados até a concepção e produção de mobiliário.


Vanbriel explica que a ecoBirdy utiliza tecnologias inovadoras, criadas para a reutilização de plásticos, assim não há necessidade de adicionar pigmentos ou resinas. Devido à triagem, limpeza e trituração durante o processo de reciclagem, o plástico dos produtos é completamente livre de produtos químicos nocivos e totalmente seguro para adultos e crianças.


Produzida na Itália, a primeira coleção da marca é composta por cadeira, mesa, recipiente de armazenamento e uma luminária. O objetivo dos criadores é possibilitar que as crianças experimentem a criatividade ao mesmo tempo que aumentam a consciência ambiental.


Nos estudos realizados antes da criação da empresa, a ecoBirdy descobriu que os resíduos plásticos dos brinquedos são considerados difíceis de reciclar. Então, as soluções para a reciclagem e transformação do material passam por uma combinação de processos manuais e acréscimos técnicos.


A produção dos móveis acontece em etapas. A primeira envolve a entrega dos brinquedos ao centro de reciclagem a fim de que cada objeto seja analisado manualmente. Depois de acumulado um volume adequado, os materiais serão triturados em fragmentos e lavados.


A classificação é feita por um sistema automático para que após seja realizado o controle de qualidade por um laboratório. Em todas as etapas, são efetuadas verificações, tanto por profissionais quanto por máquinas, com o propósito de evitar a contaminação.


Dentro da sua missão de educar as crianças sobre a economia circular, além dos móveis, a ecoBirdy produziu um livro de histórias e um programa escolar.


Fonte: Pampack Embalagens, com informações Ciclo Vivo

5 visualizações0 comentário