A famosa marca esportiva Nike reformou uma quadra de basquete, na cidade de Belgrado (Sérvia), reutilizando cerca de 20.000 tênis coletados em lojas e junto da população. A ação fez parte do programa ‘Move to Zero’, em que a empresa se compromete a auxiliar a criação de um futuro zero carbono e resíduos.
O BLOK 70 (Bloco 70) é um tradicional centro esportivo para a comunidade e foi escolhido também pelo seu valor histórico, pois lá surgiram jogadores de basquete profissionais importantes para o país. A renovação do espaço teve como objetivo valorizar os equipamentos públicos e proporcionar um espaço de lazer e esporte para crianças e adultos.
O projeto englobou o design da quadra de basquete, parquinho infantil, bancos da arquibancada, alambrado, academia ao ar livre, lixeiras e restauração de elementos existentes no local.
Uma campanha de comunicação de seis meses foi desenvolvida para a coleta dos tênis usados. A Nike instalou diversos pontos nas ruas e nas lojas em todo o centro de Belgrado para a recolha dos calçados.
Essa grande iniciativa da marca também reaproveitou sobras de materiais utilizados na fabricação dos calçados da Nike, evitando que fossem destinados aos aterros sanitários e lá ficassem por anos até se decomporem.
Esse case da Nike mostra a importância de empresas grandes e conhecidas mundialmente se preocuparem com o meio ambiente e os impactos do consumo sob o planeta. A marca traz uma mensagem assertiva quando reutiliza e recicla os seus produtos, dando a eles um novo destino.
Aqui na Pampack Embalagens compartilhamos desse mesmo valor, acreditando em um mundo com mais consciência e sustentabilidade através de medidas simples, como a reciclagem e a reutilização dos materiais e recursos.
Fonte: Pampack Embalagens, com informações Ciclo Vivo
Comments