top of page

Passos simples para evitar o desperdício de alimentos

Que o arroz e o feijão são as comidas preferidas dos brasileiros todo mundo já sabe. Mas são também os alimentos que mais vão para o lixo.


Com atitudes simples, é possível praticar o consumo consciente com os alimentos e no preparo das refeições, reduzindo as perdas, reaproveitando e agregando novos sabores e nutrientes aos pratos.

Foto: Freepik

Como a gente entende que ninguém gosta de colocar comida fora, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a evitar o desperdício de alimentos. O primeiro passo você já deu, que é pensar sobre o assunto, agora é só colocar em prática esses outros passos:


1 - Os alimentos mais antigos ficam na frente

Você sabe como organizar os alimentos na sua geladeira de forma eficiente? Basta colocar os alimentos com prazos de validade mais recentes na frente. Assim, o risco de perder a comida ainda embalada por conta das datas é menor.


2 - Aproveite as cascas dos alimentos

Cascas de verduras e frutas são ricas em sais minerais, vitaminas e fibras. Jogá-las fora é quase um crime. A casca da banana, por exemplo, possui triptofano que ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Basta secá-la no forno ou mesmo ao ar livre, no sol, e depois bater no liquidificador e usá-la como farinha. A casca também pode ser frita e consumida como aperitivo. Já as cascas da laranja, do mamão e a parte branca da melancia servem para fazer doces.


3 - Congele alguns alimentos

Pelo risco de perderem a validade por ficarem em temperatura ambiente ou até mesmo na geladeira, congelar os alimentos pode ser uma solução fácil e eficiente. Essa alternativa faz com que você aproveite ao máximo o alimento. Você também pode facilitar a vida deixando os alimentos pré prontos, ou seja, temperados e cortados.


4 - Use a sobra de ontem

A comida que sobrou do jantar de ontem pode ir para a panela no seu almoço de hoje. Um exemplo? O arroz. Basta misturar com o que foi feito no dia, deixe-o cozinhar uns minutinhos e pronto! Fica novinho em folha. Isso também se aplica ao feijão e demais alimentos. Apenas preste atenção na hora de armazená-los em potes e guardar na geladeira.


Fonte: Pampack Embalagens, com informações Casaredo e Recicla Sampa

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page