Super dica para facilitar a separação e o descarte corretos dos resíduos em casa

Quer uma dica para facilitar a separação e o descarte corretos dos resíduos em casa?

Que tal distribuir coletores por outros cômodos em vez de deixá-los somente na área de serviço?


Uma boa dica para você que está inserindo o hábito de separar os resíduos domésticos em sua rotina: a separação pode ser ainda mais eficaz se colocarmos coletores para orgânicos e para recicláveis em lugares estratégicos da casa.


Foto: Pexels

Ter esses coletores próximos aos cômodos em que geramos mais resíduos pode aumentar em cerca de 140% a taxa de separação! Pelo menos é o que revela um estudo realizado pela University of British Columbia (UBC).


Segundo Alessandra DiGiacomo, autora da pesquisa da UBC publicada no Science Daily, pequenas mudanças no dia a dia podem ter grande impacto nos processos de reciclagem. Ela diz que o fator determinante para essa resposta tão positiva é a praticidade. “Descobrimos que a conveniência de ter os coletores por perto fez com que as pessoas preocupadas com sustentabilidade passassem a separar muito mais os resíduos”.


Com o passar dos anos, a temática da reciclagem ganhou corpo e a cultura da separação e do descarte corretos se tornou muito mais presente nas famílias. Dessa forma, segundo Jiaying Zhao, coautor da pesquisa e professor do departamento de psicologia da UBC, é preciso apostar em novas formas de garantir que todos cumpram esse propósito. “A comodidade em ter as lixeiras bem próximas é algo supersimples e que pode ser crucial para nos tornarmos mais produtivos ecologicamente”, diz.


O experimento, feito em 2017, foi importante para a melhor gestão de resíduos e para as políticas ambientais por destacar aspectos únicos do comportamento humano. Zhao enfatiza que muitas vezes a pessoa até tem a intenção de separar seus resíduos para reciclagem, mas quando parte para a ação, acaba falhando. “A mudança na rotina da casa é capaz de diminuir estas lacunas, fazendo com que a intenção vire ação”.


Dessa forma, uma alteração bastante simples dentro de casa pode ser a solução para que as pessoas que ali residem realmente passem a separar todos os resíduos gerados, independentemente do cômodo em que estejam.


Pensando na cultura brasileira, o padrão aparentemente é termos os coletores na área de serviço ou perto da cozinha, já que muitos dos resíduos são gerados ali. Mas que tal pensar em colocar dois coletores pequenos também no banheiro? Frascos de xampu, embalagens de sabonete, o rolo interno do papel higiênico e tantas outras embalagens que usamos nesse ambiente devem ir para o coletor de recicláveis. E tê-lo ali pertinho, evitando que você tenha de sair com esses resíduos na mão para levá-los até o outro cômodo onde está o coletor correto, pode te ajudar a não falhar.


Fonte: Separe Não Pare

4 visualizações0 comentário