top of page

Tênis biodegradável pode ser plantado e se transforma em macieira

Com o propósito de reduzir o impacto da indústria da moda no meio ambiente, o estilista canadense Luc Houle desenvolveu o Johnny, um calçado super inovador. Produzido a partir de materiais biodegradáveis, o tênis traz uma semente de maçã no solado e pode ser plantado ao fim da sua vida útil, se transformando em uma macieira.



O nome escolhido para a marca é uma homenagem à lenda de Johnny Apple Seed, que espalhou sementes de maçã em Ontário e no norte dos Estados Unidos.


O Johnny é à prova d'água, leve, acolchoado, anti odor e duram por bastante tempo. Como são biodegradáveis, mesmo que sejam descartados no lixo comum, serão decompostos no aterro sanitário.


Como o Johnny dá vida a uma árvore?


Ao serem plantados, o composto começa a funcionar muito rapidamente após ser exposto a enzimas encontradas em grandes áreas ao ar livre. Micro organismos penetram nas solas enquanto outros ingredientes expandem a estrutura molecular, abrindo espaço para os micróbios que chegam.


Os micróbios atraem outros micróbios ao liberar produtos químicos em um processo chamado quorum sensing. A detecção de quorum é um processo pelo qual os micróbios determinam onde se aninham e crescem uma vez que tenham encontrado uma fonte de alimento confiável. Coletivamente, eles se banqueteiam nas cadeias de polímeros, quebrando as ligações químicas que mantêm o plástico unido.


Foto: Kickstarter

Dezoito meses após este processo ter começado, uma vagem contendo uma semente de maçã se rompe livre da sola. O invólucro da semente atua como um escudo durante o processo de fabricação, protegendo-a do calor extremo, assim como um fertilizante natural uma vez que a sola externa tenha se biodegradado.


Para que o projeto possa de tornar realidade e ganhar escala industrial, Luc Houle lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. Cada par de Johnny está à venda por US$ 109 e comprador ainda ganha uma árvore plantada em seu nome.


Confira aqui a campanha (em inglês) e conheça o Johnny em detalhes.

Fonte: Pampack Embalagens, com informações Ciclo Vivo e Kickstarter


12 visualizações0 comentário
bottom of page