top of page

Vantagens do uso do plástico reciclado na fabricação de móveis

Com a mesma qualidade do plástico tradicional, o uso do plástico reciclado é uma tendência crescente na fabricação de móveis.


Não é de hoje que presenciamos iniciativas para o reaproveitamento de variados resíduos, como aqueles relacionados ao plástico. É cada dia mais comum termos cadeiras, mesas, bandejas e prateleiras fabricados de plástico reciclado.


Estes móveis sustentáveis são a prova de que é possível reaproveitar resíduos plásticos e obter produtos com qualidade, durabilidade e estética que chamam a atenção dos mais exigentes consumidores, e que também prezam pela sustentabilidade.




Plástico reciclado: mesmas características do plástico convencional

Os consumidores dão cada vez mais preferência às empresas que assumem compromissos com a sustentabilidade, e nada melhor do que mostrar a eles que sua empresa dá um novo destino aos resíduos de plástico.


O plástico é um material que sempre foi utilizado na fabricação de móveis, mas há uma diferença entre ele e o plástico reciclado: sua composição.


O plástico reciclado consiste em artigos plásticos pós consumo (PCR) que são descartados adequadamente e encaminhados para o processo de reciclagem, garantindo a sustentabilidade do produto e a reinserção do plástico na cadeia produtiva.


O mais interessante é que o plástico reciclado possui as mesmas características do plástico convencional. A resina reciclada pós consumo (PCR) cumpre os mesmos padrões de qualidade, durabilidade e resistência do plástico de origem convencional.


Processo de fabricação de móveis com plástico reciclado


O processo de fabricação de móveis com resinas plásticas pós consumo é similar aos processos que fazem uso de resinas de origem convencional.


Mas antes da fabricação dos móveis, há a necessidade de transformação dos resíduos descartados para resinas recicladas pós consumo.


Após o descarte do plástico, são realizadas as etapas de coleta, separação e encaminhamento para as instalações destinadas à reciclagem. As embalagens são, então, lavadas, trituradas em pedaços menores e transformadas em novas resinas por meio do processo de formulação e extrusão.


Já na fabricação do móvel, o processo mais tradicional é a injeção do plástico reciclado. Neste processo, os polímeros são fundidos, utilizando o calor, e moldados atingindo o formato do móvel ou da peça desejados.


Vantagens do uso do plástico reciclado na fabricação de móveis


A utilização de plástico reciclado na fabricação de móveis, sem dúvida, é uma tendência que contribui para o fortalecimento da economia circular e do desenvolvimento sustentável.


Neste sentido, produzir resinas recicláveis que possibilitam o retorno do resíduo plástico para a cadeia produtiva é uma possibilidade que deve fazer parte do escopo de inovação de todo o setor.


Ao adotar o plástico reciclado na fabricação de móveis, é possível conquistar os seguintes benefícios:


- Aproveitamento de resíduos plásticos, impedindo que eles sejam descartados de maneiras incorretas;

- Menor emissão de CO2 na atmosfera quando em comparação com os móveis fabricados a partir de plásticos de origem convencional;

- Mesmo desempenho em relação aos tradicionais, garantindo boa durabilidade e qualidade.


Vários tipos de plásticos podem ser incorporados em uma única peça


Existem muitas maneiras criativas de incorporar plástico reciclado em móveis:


- Vários tipos de plástico podem ser derretidos para criar plásticos homogêneos para serem remodelados, se essa for a aparência desejada.

- Plásticos reciclados podem ser tingidos de várias cores para combinar com qualquer decoração

- Os plásticos também podem ser combinados com outros materiais, como metais ou tecidos, para criar peças de mobiliário robustas e elegantes.


O plástico em muitas formas é um recurso durável e valioso, que pode ser reciclado para criar novos produtos. E isso inclui a fabricação de móveis com plástico reciclado.


Implementar ações de economia circular e reduzir as mudanças climáticas são objetivos que a maioria das empresas tem no mundo atual. Uma ótima maneira de economizar recursos e atuar de forma mais sustentável é usar materiais reciclados sempre que possível.


Fonte: Mundo do Plástico e Formóbile Digital

Comments


bottom of page