top of page

Você sabe o que é upcycling e como aderir à prática?

O princípio do Upcycling é reaproveitar objetos e materiais, com criatividade e respeito ao meio ambiente

Essa não é uma prática nova, sendo até bastante comum em tempos de incerteza econômica. No entanto, ganhou um novo impulso nos últimos anos devido às tecnologias sustentáveis ​​e à pegada ambiental que promove. O upcycling oferece funcionalidades fundamentalmente novas a materiais que, de outra forma, seriam descartados. Tudo com a mesma criatividade e qualidade ou até melhor que o original.

Esse conceito se espalhou, construindo diferentes modelos de negócios que se esforçam, cada vez mais, para melhorar o ciclo de vida dos produtos e introduzir práticas de produção mais sustentáveis. Assim, criam novos produtos a partir da reutilização.


A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos gerados que, de outra forma, passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, reduz a necessidade da utilização de matérias-primas para produzir novos produtos. Isso significa menos exploração de petróleo, menos árvores cortadas e a redução da mineração.


Não obstante, representa uma economia significativa de água e energia usadas tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem. Esse é um bom exemplo de economia circular, conceito que sugere que os resíduos podem ser usados​​como insumo para a produção de novos produtos.


Qual a diferença entre upcycling e reciclagem?

A diferença entre upcycling e reciclagem é que a reciclagem depende da quebra e degradação do material para criar um novo. Já o upcyling é uma forma de reciclagem, uma vez que reutiliza esse material, que é feita a partir do estado “natural” do produto fonte.


O que é moda upcycling?

A indústria têxtil possui processos produtivos complexos que demandam grandes quantidades de energia, água, produtos químicos poluentes e outros recursos. É muito prejudicial ao meio ambiente e suas cadeias produtivas são muitas vezes antiéticas.


Na indústria da moda, o upcycling se tornou uma solução referência e começa a ser desenvolvido tanto por pequenos artesãos quanto por grandes marcas e estilistas de renome. Incentiva os clientes a não comprar itens desnecessários e usar as mesmas roupas por anos. O upcycling anda de mãos dadas com outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o eco-chic e o slow fashion. Vale a pena conhecer as marcas e empresas que utilizam esses conceitos em sua produção.


Upcycling na criação de móveis e decoração

Quando se trata de upcycling, as possibilidades são infinitas! Sabe aquele armário velho e quebrado que já foi lindo e que você morre de pena de jogar fora? O upcycling pode garantir a continuidade do ciclo de vida desse móvel de várias maneiras. Ele pode virar uma peça de decoração ou um sofá novinho. No upcycling, tudo pode ser reaproveitado - basta ser criativo.


Upcycling na industria

Diversas indústrias reutilizam os resíduos do processo produtivo na fabricação de produtos que entram novamente nos ciclos de consumo.


Além de diminuir a quantidade de entulho a ser descartada, o upcycling contribui para a redução dos poluentes gerados na criação de novos objetos. E as possibilidades são infinitas.


Fonte: Informações eCycle

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page